Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

Bolo de fubá cremoso - Arraiá Ki Dilícia!


Fiz esta receita meio desconfiada, com medo de não dar certo. Mas, como tudo que vem (vinha...snif) do Rainhas do Lar, não tem erro!

Dei a primeira mordida com o bolo fumegante, fazendo beicinho para não queimar a língua, e a primeira coisa que pensei foi: "este é o melhor bolo de fubá do mundo!!!!!".

Gente, por favor, façam! É muito fácil, como requer meu novo modo de vida (pá-pum no liquidificador). Basta seguir a regra de ouro de usar forma alta e cheia até quase a borda (menos um dedo) para que as camadas secas e cremosa se formem.

Para quem gosta de bolo de fubá sequinho, aqui no blog tem uma receita divina, da minha "cumadre" Dani, mega fácil também!

Bolo de fubá cremoso

Colocar no liquidificar os ingredientes na seguinte ordem:
  • 1 xícara e meia de fubá mimoso
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 4 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
Bater. Depois que desligar o liquidificador, acrescente:
  • 100g de queijo ralado com gosto suave e bom (importante: vide nota* abaixo)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • opcionais: raspas de limão ou um tiquinho de canela em pó (côco ralado? hummmm)
Incorporados os ingredientes, a massa é bastante líquida! Não se assuste: é assim mesmo! Deite tudo numa forma ALTA, NÃO MUITO GRANDE, untada e enfarinhada. O correto é a forma ficar quase cheia, pois esse bolo cresce bem pouco, é como um bombocado. Eu usei uma quadradinha de 20 cm, mas sobrou um pouco de massa e aproveitei em 6 forminhas de cupcakes. Se a massa não ficar alta na forma, as camadas não se separam!

Asse até corar em cima. Se assar demais, também não vai ficar cremoso. Aqui em casa, a 180 graus, deu 50 minutos, em forno pré-aquecido. 

Coma sempre quente! Depois de esfriar, eu esquentaria 10 segundinhos no microondas...

*Cozinheiros amigos, não coloquem parmesão de saquinhos, cheios de sal, por favor...o gosto fica horrível! Quem avisa, amigo é! Regra: experimente o queijo. Tem que ter sabor suave e aquele potencial para derreter e virar o creme que queremos, ok? Exemplos: minas meia-cura, minas padrão, serro, canastra.  No site da Philadelphia, tem uma receita parecida que leva CREAM-CHEESE. Por isso, acho que o queijo minas frescal e até coalhada seca sem sal servem!!!

3 comentários:

Faby disse...

Ah, eu adoro quando um plano dá certo. E esse bolo
da minha tia não falha nunca!

Bjo!
Faby

Ana Lessa disse...

Adorei sua receita!Muito fácil e saborosa.Utilizei queijo minas frescal e ficou relmente um bolo delicioso!Obrigada.

Letícia disse...

Acabei de fazer seu bolo! Está no forno :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails