Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

Waffles da Laura Vitale

Eu acompanho um canal do Youtube chamado Laura in the Kitchen, com receitas preparadas por uma ítalo-americana chamada Laura Vitale. Simples, feitas ali, na frente da gente, para não ter erro.

Eu tenho uma quedinha pela culinária americana, que não é tão rica, mas o pouco que tem satisfaz meu gosto. E, hoje, tive desejo de waffles quentinhos com maple syrup assistindo a um vídeo da Laura Vitale.

Problema: eu até tinha syrup na geladeira, mas não tenho máquina de waffles! O que fazer? Chamar o Chapolin Colorado? Não! Resolvi testar fazer no meu grill George Foreman, desses que se fecham, sabem? E deu super certo, olhem:

Mas atenção: tive que colocar um calço e deixar o grill plano para a massa não escorrer (porque os grills vêm com aquele desnível para escorrer gordura, né?).

Receita aprovada, Laura!

Waffles (faz 6 unidades grandes)
  • 2 xícaras de farinha
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (pó Royal)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal derretida (mais ou menos 3 colheres de sopa cheias)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de fazer: junte os ingredientes secos numa vasilha e misture. Junte os ingredientes "molhados" em outra e misture. Junte o conteúdo das duas vasilhas e mexa brevemente, só até incorporar, ou seja, não fique batendo a massa demais porque senão você aciona a cadeia de glúten da farinha e o waffle fica borrachudo (não fica crocante). Deixe descansar 5 minutos.
Enquanto isso, esquente seu grill. Quando a luz indicadora mudar de cor (ou apagar), significa que já está quente no máximo e você pode preparar seus waffles.
Assegure-se que não vai grudar nadinha (especialmente se seu teflon já foi pro espaço!) passando um pouquinho de manteiga com um pincel de silicone. Não esqueça de deixar seu grill "plano", para a massa não escorrer!
Coloque uma quantidade suficiente de massa crua com uma concha, lembrando que o fermento vai fazê-la crescer (não ponha demais) e que a parte de cima do grill tem que encostar também na massa (não ponha de menos).
Regue com mel, maple syrup (hoje em dia você encontra syrup nos bons supermercados que vendem produtos importados), quadradinhos de manteiga, pique frutas frescas por cima...o que a imaginação mandar.
Embora seja comido no café da manhã americano, é um ótimo lanchinho da tarde para os brasileiros!

4 comentários:

Danni e Lype disse...

Querida Fabi,
ADOREI!!! Ficaram LINDOS e com certeza DELICIOSOS!!! Eu acho que estamos sintonizadas, fiz waffles hoje também (risos)... Provavelmente estarei publicando na 3a. feira...
Eu gostei mesmo do seu improviso... Nossa!!! Muito legal!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Ana - Lady ao fogão disse...

Que optima ideia, nao sabia que sairiam tao bem no grill :)
Adorei!

Bj
http://ladyaofogao.blogspot.com/

MAriane disse...

Dá pra guardar a massa na geladeira?

Fabi disse...

Mariane, acho que sim, mas nunca testei!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails