Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pudim de leite condensado cremoso (e sem furinhos)

Primeiramente, desculpem-me a longa ausência. Logo depois da mudança, em maio passado, veio outra novidade: virarei mamãe em breve. Portanto, toda minha atenção está voltada para os milhões de coisas que a chegada de um bebê requer.


Essa receita foi retirada do conhecido blog "Rainhas do Lar", em que a minha xará, Faby, conta que esse é o pudim favorito da mãe dela.

Meu marido detesta pudim com furinhos e eu testei essa receita para ver se ele aprovava. Ele aprovou, mas há algumas ressalvas a se fazer:

1) O pudim fica delicioso, mas não pensem que fica "igualzinho" ao pudim de leite condensado tradicional (nem é essa a pretensão da receita original, eu sei!!!). Dessa receita, sai um pudim mais rico, mais cremoso e até mais bonito. Mas, se você procura o gostinho e a leveza do pudim de leite condensado da infância ou "daquela padaria", faça a receita clássica (receita aqui).

2) Já fiz três vezes e, assando no forno a gás, em banho-maria, achei que fica mais gostoso e durinho. Assando na panela própria de banho-maria, na chama do fogão (1h), bem seladinho com papel alumínio, achei que ficou super cremoso.

Eu, euzinha - que não tenho problema nenhum com os furinhos do pudim - ainda prefiro a receita tradicional. Acho mais leve e tem também o fator "emocional", super pessoal, de sentir o gosto do pudim dos meus Natais. Mas esse pudim aí faz bonito para servir de sobremesa para suas visitas (ou pra quem detesta os furinhos).

Pudim de leite do Rainhas do Lar
* Ingredientes são para um pudim grande (se quiser fazer uma fôrma menor, divida pela metade!)
Faça primeiro a calda:
  • 2 xicaras de açúcar
  • 1/2 xícara de água quente
Colocar o açúcar direto na fôrma do pudim e levar à chama baixa do fogão e mexa até ficar moreninho (cuidado para não se queimar!!! Use luvas térmicas!). Não saia de perto do fogão nem por um segundo, pois, se bobear, queima e amarga (e aí você tem que jogar tudo fora, deixar a fôrma de molho um tempão para desgrudar, etc, etc...).
Após ficar com cor de caramelo e todos os cristais do açúcar terem se desfeito, jogue a água de uma vez, com cuidado, porque pode espirrar. Deixe lá, fervendo devagarinho até engrossar o suficiente. Quando você tirar a fôrma da chama, o caramelo tem que endurecer (é o ponto certo para que ele não se misture todo com a massa do pudim depois, ok?).

Pudim:
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 medidas da lata acima de leite de vaca
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de amido de milho
Bater tudo no liquidificador e deitar na fôrma caramelada.
Levar ao forno 180 graus em banho-maria, ou em panela específica para pudim, por, mais ou menos, 40 minutos a 1 hora. Dica: sele bem a fôrma com papel alumínio para evitar que qualquer vapor do banho-maria entre no seu pudim.
Para saber se está bom, enfie uma faquinha afiada no centro do pudim. Se sair "melada", ainda não está bom. Se sair limpinha, já está pronto.

27 comentários:

RECEITAS DA RENATTA disse...

PARABENS PELO BEBE....E ESTA RECEITA ESTA LINDA..VOU TEXTAR TB
BJUUUUUUUU

Ariane Frias disse...

Fabiana, aqui em casa todo mundo prefere pudim sem furinhos.....rs...
Eu já li muito sobre pudim e, testando algumas vezes , parece que o que faz ficar os furinhos é ele ser batido no liquidificador e fazer aquela espuma.... Como eu só faço no micro-ondas (time is money,oh yes!) eu apenas misturo na mão mesmo e fica sem furinhos !
MAS vou testar essa receita também !

Fabi disse...

Obrigada, Renata!

Ariane, eu já tentei de todos os meios: misturando à mão, deixando descansar, batendo a fôrma na pia antes de colocar no forno, assando na fôrma de banho-maria para pudim...todos ficam com furinhos! Mas "nem ligo"! Bjs.

Anônimo disse...

Oi
Parabéns filhote.
Beijos...
Lúcia

Unknown disse...

Olá, querida amiga, tem um selinho pra vc no meu blog... dá uma passadinha lá!
Bjks,
Glauce
www.meusprazeresii.blogspot.com

Danni e Lype disse...

Oi Fabi,
Eu estava a procura de uma receita do Creme Patissiere e acabei chegando no seu blog... Fui navegando e conhecendo o seu cantinho... Parabéns!!! Adorei!!!
Resolvi te seguir para acompanhar as suas delícias...
Grande beijo, Irene

Ariane Frias disse...

Eu fiz esse danado mas havia esquecido de voltar aqui e comentar...... Pra mim ficou EXCELENTE !
Muito bom mesmo ! Eu achei até que parece com o gosto do pudim de leite condensado daqueles que vc comprava pronto no supermercado que vinha na forminha ( isso ha muitos anos atrás... )
(babei só de comentar....rs)

Anônimo disse...

Eu amo pudim mas assim como seu esposo detesto os furinhos assim como qualquer tipo de mouse...
Encontrei seu blog navegando no google e etou encantada com a receitas e o cuidado em apresentá-las... Amei!
Me empolguei tannnnto que corri no supermercado, comprei os ingredientes e fiz...
O resultado? Ainda não sei pq ta na geladeira fiquei com medo de desenformar quente rsrsrsrs...
Mas assim que eu experimentar comento de novo! rsrsrs

Bjo grande e parabéns de novo!

Anônimo disse...

Olá..me chamo Ana faço o pudim tradicional ha 18 anos e nunca aconteceu comigo dele ficar muito aguado...isso que nem uso agua para o caramelo..nao sei o que aconteceu. Sera q entrou vapor então? A calda virou uma sopa!! Fiz 2x, no forno e no fogão e aconeteu a mesma coisa.Uso a panela propria para pudim..mas nao passei pape aluminio..devo pasar e depois colocar a tampa?

Fabi disse...

Aguado? Não sei, Ana. Eu confesso que não me dou bem com a forma de banho maria, então coloco papel alumínio e fecho bem (apertando as bordas) e depois coloco a tampa. Se entrar vapor, fica uma droga. Mas desconfio que minha forma não é muito boa...No forno sempre usei papel alumínio também. Esse pudim não fica aguado não. Alguma coisa deu errado mesmo!

Anônimo disse...

Hummm... eu segui a receita certinho e ficou incrível... obrigado pela receita...

Cintia disse...

O Segredo para não ficar com furinhos é colocar um peso em cima da tampa da forma do pudim, pois assim, quando a água do banho maria começar a ferver a forma não vai pular/chacoalhar. O que faz o pudim ficar furadinho é ficar chacoalhando enquanto ferve o banho maria.

Unknown disse...

OI Fabi, sei que o intuito do blog nao eh ficar fazendo propaganda dessa ou daquela marca, mas vou fazer o pudim para o dia dos pais e queria ter certeza de que vai ser nota 10. Por isso, vc poderia me dizer se deveria usar algum leite cond especifico (moca lata) e/ou algum creme de leite especifico. Ah, outra duvida, a caixa de creme de leite eh aquelela menos, que vem menos que a lata, correto? Obrigada

Fabi disse...

Daniele, eu uso qualquer um (juro!), exceto para fazer brigadeiro, em que prefiro o Moça. Acho menos doce. Eu morei na cidade sede da Embaré, em MG, e também gosto muito dos produtos Camponesa. E, sim, o creme de leite de caixinha vem menos, 200g. Atente ao rótulo, pois andam fazendo uns tais de cremes de leite leves, com reduzido teor de gordura. Eu não gosto desses. Bjs.

Unknown disse...

Oi Fabi, no liquidificador e para bater por bastante tempo ou so o suficiente de misturar os ingredientes? Lembro de minha mae fazendo pudim e batendo 'horas'...

Fabi disse...

Só um pouquinho. Quanto mais bate, mais vai agregar ar e fazer os furinhos.Existe essa cultura de, em toda massa que vai ovos, bater bastante para ela "crescer" ou "ficar fofa", mas temos que analisar quando vai ser conveniente agregar tanto ar na massa (mais conveniente para bolos, na minha opinião). Abs.

Anônimo disse...

Realmente e maravilhoso eu fiz deu super certo ,fiz a mao mesmo perfeitooo :-*

Unknown disse...

Oi meninas, tudo bem?
estou vendo todos os comentários e me amarrando, pois, amooooooooo pudi e a familia também, faço sempr... já vivi tudo isso que disseram. A forma que achei de não deixar furinhos, que odeio, foi bater os ovos na batedeira e depois colocar o leite condensado e o leite e só bater à mão. Eu uso a fôrma de pudim mesmo, a minha não entra ar do banho maria, fica lisinho. mas, amei essa receita de pudim diferente colocando açúcar e maizena, não conhecia, vou experimentar hje mesmo... ansiosa... depois venho falar dos resultados.
PS: para não entrar água no pudim, deve colocar pouca água no banho maria. Para a panela de pudim, eu deixo apenas 20 minutos fabi, acha que devo deixar mais tempo? beijos

Fabi disse...

Olá, Douglas. Coincidentemente, estou para fazer um post sobre isso, pois finalmente descobri como fazer o pudim sem furinhos! Misturei tudo lentamente à mão, peneirando os ovos e assei por menos tempo. As claras deram um trabalho à parte, pois foram difíceis de misturar com a colher, mas vou usar sua dica e bater os ovos (mas à mão, com um fouet) antes de acrescentar o restante dos ingredientes, sem fazer muitas bolhinhas. Bem, faz muito tempo que não faço esse aí do post, mas faça o teste da faca! Acho 20 minutos pouco, pois até para o pudim comum, na panela, eu deixo 30 minutos. Ah, e atenção pois é creme de leite que vai e não açúcar! Abs.

Unknown disse...

Oi Fabi, ah sim, queria dizer creme de leite.. rs
ah! e Douglas é meu marido,kkkkkkk
saiu no nome dele neh? o meu Aline.
então... obrigada, estou fazendo agora mesmo o pudim.
beijos

Unknown disse...

Fábi, essa colher de amido de milho é de sopa ou de chá.. obrigada..

Fabi disse...

É de sopa, Michele. Depois vou consertar o post. Obrigada. Bjs.

Unknown disse...

Geeenteeee!!! Se cozinhar menos fica sem furinhos, se cozinhar mais fica com furinhos.

Unknown disse...

Ótima receita! Não fica tão doce enjoativo

Unknown disse...

Oi,e se eu colocar leite em pó Itambé será que presta tbm?

Unknown disse...

Achei ótima a receita. O meu sempre fica sem furinhos. Uma delícia.

Unknown disse...

Ainda nao achei o que faz furinho. Mas batendo na mão tbm faz furinhos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails