Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Triffle de morangos

Receita retirada totalmente da minha cachola. O triffle nada mais é que o nome inglês para o nosso "pavê", mas com ares de sofisticação.

A diferença primordial num triffle é o cuidado com a montagem do doce. É bom ter uma dessas taças grandes em vidro e caprichar na montagem das camadas, para ficar bonito por fora. Você pode também usar taças individuais, de vinho ou sunday.

A vantagem de fazer o triffle em taças individuais é que, como o doce tem uma consistência de creme, ele não desmonta na hora de servir, como ocorre quando se faz na taça grandona. Mas o sabor é o mesmo, uma delícia! Eu acho uma excelente ideia de sobremesa para dias de festas.

Eu só peço desculpas pela foto, pois foi feita com o celular e depois que o doce já estava coberto com filme plástico.

Triffle de morangos
  • uma caixa de morangos cortados em fatias e enxutos em papel toalha (ou mais, podendo ainda usar frutas vermelhas)
  • uma receita de gelatina de morango (ou cereja) preparada de acordo com as instruções da embalagem e refrigerada quase a ponto de endurecer completamente, mas ainda um pouco mole (acho que umas 3 horas, mais ou menos)
  • uma receita de chantilly (pode ser desses prontos, eu recomendo o pó para chatilly Yoki)
  • 1/4, mais ou menos, de um bolo médio de qualquer sabor (compre pronto no mercado ou use algum que estiver sobrando em casa) podendo ser substituído por bolachas champanhe
  • uma receita de creme de pavê, feito assim:
engrossar no fogo, sem parar de mexer, 1 lata de leite condensado; 2 medidas da lata de leite; 1 ovo previamente dissolvido no leite frio; 2 colheres de sopa de amido de milho previamente dissolvidas no leite frio. Somente use depois de FRIO (não precisa gelar, mas não pode estar soltando vapor, senão o triffle vai criar água...eca).

Montar o triffle assim: uma camada de bolo ou bolachas / uma camada de creme de pavê / uma camada de morangos ou frutas vermelhas / uma camada de gelatina / uma camada de chantilly. Repetir. Decorar como preferir. Resfriar na geladeira por algumas horas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails