Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Extrato de Baunilha Caseiro


Conforme eu já havia comentado anteriormente, no post das Tortinhas de Morango, resolvi fazer meu próprio extrato de baunilha caseiro, seguindo as orientações do Cinara's Place. Ainda demora um tempo para o extrato alcançar todo o seu potencial*, mas no dia seguinte já deu para perceber que dá (deu?) certo! Você vai precisar de: 

  • duas favas de baunilha de boa qualidade
  • 250 ml de vodca (não saborizada)
  • um vidro esterilizado e seco, com tampa
Corte as favas de baunilha longitudinalmente, como nas fotos abaixo.
Coloque dentro de um vidro e preencha com a vodca. Chacoalhe vigorosamente e continue sacudindo de vez em quando. Dentro de dois meses, mais ou menos, o extrato ficará pronto.
Observações: 1) eu acredito que você possa usar mais favas de baunilha. Em alguns sites americanos, vi a orientação de 4 favas para cada 250 ml de vodca. Não coloquei mais porque eu só tinha duas magrelinhas, mas acho que eu faria um extrato mais forte, com mais favas. 
2) achei nesse site aqui a imagem, para impressão, de rótulos muito lindos para seu extrato de baunilha.  É só clicar na imagem e mandar imprimir (dica: numa gráfica você consegue imprimir em papel adesivo. É baratinho!)
3) eu reaproveitei um vidro de aceto balsâmico de 250 ml. Deu certinho e até que ficou bonitinho, não?





2 comentários:

Ariane Frias disse...

Taí uma excelente dica que quando eu achar a fava de baunilha farei ! Aqui em São Vicente basicamente são 2 lojas de confeitaria e acho que só em uma delas que vai ter !

Eu não acho que a essência pronta seja fiel ao verdadeiro (apenas algumas marcas ficam próximas)

Itsuo disse...

Obrigado pela dica!

Ariane, você pode comprar pelo Mercado Livre. Foi o que fiz, já que no Mercado Municipal de SP cada uma custa 12 reais. Escolhi de uma vendedora que parecia ser confiável. Paguei 5 em cada uma, e como comprei 6, não paguei o frete.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails