Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sequilho com fécula de mandioca



Outro dia, comprei um pacote de fécula de mandioca por engano (o que eu queria era fécula de batata). Saí pesquisando na rede por uma receita que levasse, então, o ingrediente e acabei descobrindo que a tal fécula de mandioca é a mesma coisa que polvilho doce - pelo menos em termos culinários.

Acabei decidindo por fazer biscoitos sequilhos, cuja receita encontrei no Pratofundo. Ficaram deliciosos e um mimo de tão bonitinhos! No entanto, o Vitor Hugo, do Pratofundo, sugere agregar canela em metade da massa - e assim fiz - mas achei que os sequilhos originais ficaram muito mais gostosos! Ah, também achei que ficaram muito doces, de modo que reduzi a quantidade de açúcar na receita que coloco abaixo:

Sequilhos com fécula de mandioca
rendimento: cerca de 30 biscoitinhos
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 xícaras (chá) de fécula de mandioca peneiradas
  • 6 colheres (sopa) de açúcar (receita original leva 8 colheres)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
Pré-aqueça o forno em 180 graus.
Bater, na batedeira, a manteiga com o açúcar até agregar esses dois ingredientes. Acrescentar o ovo e o sal. Retire da batedeira.
Misture a fécula de mandioca com o fermento e agregue à massa. Sove até ficar uniforme. Vai virar uma bola, como uma massa de modelar. Caso necessário, acrescente pouco mais de fécula até dar o ponto de enrolar bolinhas para fazer os biscoitos.
Numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga, distribua bolinhas da massa (do tamanho de uma bola de ping pong) e achate-as com um garfo.
Leve para assar por uns 20 minutos ou até os sequilhos ficarem dourados em baixo (após uns 15 minutos, vá levantando um biscoitinho para olhar se em baixo já está bom).

Eu acabei deixando a primeira fornada tempo demais no forno porque fiquei esperando dourar em cima (veja na foto acima como ficaram queimadinhos em baixo!). No entanto, eles ficam bem branquinhos por cima, ok?

Dica: você pode agregar sabor à massa, adicionando canela em pó, gengibre em pó, raspas de limão...o que a sua imaginação mandar.

23 comentários:

Ticiana disse...

Acabei de fazer essa receita... com certeza vai ta uma delicia, mas a apresentação que nao ficou legal pois sempre que faço as bolinhas nao ficam bolinhas achatam, escorrem e bica bolacham.... o que faço? nao entendo pq fica assim, sigo a recieta direitinho.
bjs

Fabi disse...

Ticiana, quando eu fiz esta receita a massa ficou com consistência parecida com massa de modelar (aquela de criança, sabe?)...rsrsrs. Não ficou nada mole, não grudou na mão, nem espalhou ao assar. Quem sabe não faltou fécula na sua receita, hein? Também penso que a manteiga pode ter sido usada "muito mole". Não sei. Olha só, "seguir receita direitinho" não é garantia de sucesso. O idela é ter um jogo de cintura, sentir a massa e saber se ela precisa de mais secos ou mais molhados (pois os ingredientes podem ser maiores/menores ou mais secos dependendo do clima e da região). Cozinhar não é uma coisa assim tão exata! rs! Mas depois me conte se deu certo! Abs.

Vania Patrícia Gouveia de Vasconcelos disse...

Acabei de fazer e provar ...adorei a receita e segui seu conselho, fiz apenas com as 6 colheres de açucar ...minha mãe tem 94 anos e fazia estes sequilhos com goma comum ...ela aprovou e até pediu para eu fazer mais ...muito bom mesmo! bjs Patrícia

Unknown disse...

Fiz a receita. E deu certinho! Sendo que, acrescentei 02 xícaras da fécula,02 ovos e mais 03 colheres de açucar. Queria em quantidade maior de sequilhos.

vãnia santos disse...

vou fazer agora depois volto pra falar como ficou. mas parece deliciosos.

Anônimo disse...

Pode substituir a manteiga por margarina?

Fabi disse...

Acho que não, talvez fique muito mole e esparrame na hora de assar. Abs.

Unknown disse...

Já faz um tempo que procuva uma receita assim . Ai que bom que encontrei vc ;) na minha infância meu avô Cassiano♡♡ sempre fazia uma delícia
vou fazer depois volto pra contar

Fabi disse...

Obrigada, linda! Feliz 2015!

Unknown disse...

Fiz ficou maralhosos;) amei

Tayane disse...

Parece ficar uma delicia ... vou fazer esta receita

. disse...

fiz a receita e acrescentei uma xicara de leite de coco a medida (uma xicara pequena de cafezinho) ficou uma delicia essa receita é muito boa.beijos

Anônimo disse...

Ótima receita. Obrigada! Usei 6 colheres de açúcar e ficou perfeito. Fiz com e sem canela e ambos ficaram deliciosos.
Vou tentar substituir a manteiga por gordura vegetal para uma pessoa da minha família que é intolerante à lactose e conto o resultado.

gleudson disse...

Acabei de fazer, nao usei batedeira primeiro coloquei os secos depois o ovo e por a margarina usei a qualy ate fazer a bolona ficou SHOWWWW. obrigado!!!

Zeinacio disse...

Substituí a manteiga por 6 colheres de sopa de azeite de oliva. Ficou mais leve e igualmente saboroso!

Léia disse...

Acabei de fazer e os sequilhos ficaram deliciosos. Tudo perfeito. Eu Fiz com extrato se baunilha, perfumou casa toda!

Unknown disse...

Olá, vc fez com gordura vegetal? Gostaria de se deu certo...

Fabi disse...

Jessica, aqui em casa não comemos mais gordura vegetal. Evito ao máximo. Fiz com manteiga extra. Abs.

Marta disse...

Fiz e ficou ótimo. Usei açúcar demerara (7col.sopa não muito cheias).

Unknown disse...

Já fiz esta receita um tempo atrás! Ficou uma delícia! Havia esquecido dela, hj resolvi fazer e aachei esta aqui! Eu amo estes biscoitinhos!!💜💛💚💛💜gostaria de saber se biscoito de goma é a mesma coisa, pois vi em uma receita que tem que escaldar.

Anônimo disse...

Eu fiz com margarina e deu super certo! Adorei a receita....

Unknown disse...

Adorei sua receita todos aqui em casa amam biscoitos com café a tarde...e essa é perfeita...bjos

Unknown disse...

Vou fazer hj para o café da tarde.Parece ser otimo.obg pela receita. Depoisfalo do resultado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails