Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Panqueca

Bata no liquidificador, na ordem:
  • um ovo
  • um copo (de requeijão) de leite
  • um copo (de requeijão) de farinha de trigo
  • uma colher (chá) de fermento em pó (daquele para bolos)
  • uma colher (café) de sal
  • Rende 7 ou 8 panquecas um pouco menores que um prato raso
Deixe a massa descansar no copo do liquidificador enquanto faz o recheio (dica para que a massa perca um pouco das bolhas criadas no liquidificador, que dificultam na hora de fritar as panquecas).

Para o recheio, use o que preferir. Minha mãe sempre fazia de presunto e queijo, com molho de tomate por cima. Minha sogra, de carne moída, sem molho algum. Mas como eu não gosto nem de presunto nem de muita carne de boi, inventei ontem esse recheio, imitando os rolinhos primaveras chineses:
  • uns 150g de carne moída refogada (pode ser PTS*) com
  • 1/2 de cebola fatiada
  • 5 folhas de repolho fatiadas bem finas
  • uma cenoura ralada
  • sal e pimenta ou meio cubo de caldo de legumes (tipo Knorr Vitale ou em pó)
É só refogar a carne com a cebola e acrescentar o repolho e cenoura em seguida, refogando mais um pouco. Eu gosto de deixar os legumes mais crocantes, portanto só dou uma refogada rápida e não abafo a panela.

Para fritar as panquecas, é imprescindível uma frigideira de teflon. Simplesmente não dá para fazer panqueca em frigideira em que elas grudam, mesmo usando manteiga ou óleo...eu não consigo. Eu usei uma nova, bem rasa, própria para panquecas, e dá até para dar a famosa "viradinha" para cima, sem nem precisar de gordura.

Use uma concha para cada panqueca ou meça a olho mesmo, deitando a massa no centro da frigideira e girando-a, como eu faço. Não deixe grossa, pois quanto mais fininha, mais gostosa. Use uma colher ou espátula para espalhar na frigideira, se for necessário.

Sirva com molho de tomate por cima e/ou gratinado com queijo parmesão.

* PTS: proteína texturizada de soja.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails