Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estrogonofe (ou Strogonoff) de filé mignon

Essa receita aí de baixo é o master piece da Fabi. Minha receita é bem fácil de fazer e fica nota dez. Obs.: a foto acima leva cenouras ao invés de champignons. Eu só como o caldinho (porque não gosto de carne vermelha) e já é bom!

Receita que rende 4 pratos:

PASSO 1:
  • meio quilo de filé mignon em tiras, sempre passando a faca no mesmo sentido da fibra da carne (evite cortar em pedaços grandes, pois além de não render, não pega o gosto do tempero, pois o cozimento é rápido) temperado com:
  • dois dentes de alho grandes picados
  • noz moscada (cuidado para não exagerar)
  • pimenta do reino
  • uma colher de sobremesa de farinha de trigo.
É importante estar a carne bem limpinha, sem nenhuma gordura, nervos, coágulos....não tenha dó de limpar a carne! Reserve (na geladeira).

PASSO 2:
  • o quanto queira (mais ou menos uma mão cheia) de champignons em fatias ou inteiros
  • uma cebola picada
  • um ou dois dentes de alho picados.
  • Esquentar duas xícaras de água (reserve).
PASSO 3: Unte o fundo de uma panela com azeite ou óleo. Esquente e refogue a cebola e o alho. Junte a carne temperada e refogue até a cor avermelhada sumir. Use fogo alto para não criar muita "água".
Não se preocupe se a farinha começar a grudar no fundo e nos lados da panela.

PASSO 4: Agora temos que criar um "caldo". Você tem que fazer um caldo que cubra a carne (mas não a ultrapasse) usando a água quente + meio copo de vinho tinto ou um pouquinho de conhaque (a bebida pode ser dispensada, mas fica mais gostoso com ela).

Acrescente:
  • um cubo de caldo de carne(em pedacinhos, aos poucos, experimentando o ponto certo do sal)
  • duas colheres de sopa de extrato de tomate(Elefante, de preferência) OU um tomate maduro picado
  • os champignons
  • 5 colheres (sopa) de ketchup e uma colherinha (café) de molho de mostarda
  • uma folha de louro.
O líquido vai evaporando durante o cozimento e vc pode adicionar mais um pouco da bebida alcóolica preferida ou um pouco de água (ou os dois) depois, de acordo com o gosto. Nunca use água fria, pois endurece a carne.

Mexa, tampe, vá cozinhando, fazendo os acréscimos de água/bebida mencionados e mexendo sempre para não grudar. Experimente e acerte o tempero. Deve ficar cozinhando uns 10 minutos, no máximo.

Importante: A farinha aqui faz o papel de engrossar o caldo, para não ficar aquele estrogonofe aguado. Se o seu ficar aguado, é só colocar uma colherinha (café) de farinha de trigo no cozido.

PASSO 5: Depois de chegar no ponto desejado, desligue o fogo e, ainda muito quente, despeje meia caixinha de creme de leite (ou quanto queira - vai vendo pela cor). Nunca ferva o estrogonofe com o creme de leite - fatalmente talhará! Por isso, se for comer mais tarde ou congelar, é melhor guardar o cozido, esquentá-lo e só colocar o creme de leite na hora de servir.

Eu adoro colocar salsinha fresca picada no estrogonofe pronto, por cima. Fica colorido e gostoso. Pronto!

3 comentários:

Lully disse...

oi, adorei esse blog e ja selecionei várias receitas para o feriadão.
so tennho uma dúvida quanto ao strogonoff... o que faz ele ficar bem escurinho??
o meu nunca fica como na foto, e isso ja que fiz de tudo para controlar o creme de leite ..
beijos e parabéns pelas receitas!

Fabi disse...

Oi, Lully. Obrigada!
Bem, o que dá cor ao "strogogó" (gosto de chamá-lo assim!) é o ketchup + mostarda. Será que vc não está colocando pouco ketchup? Também o caldo de carne deixa o molho escurinho. Vc pode acrescentar uma colherinha de extrato de tomate (aquele do Elefante) para deixá-lo mais "vermelhinho". Abs!

Lully disse...

Ah pois é Fabi... eu coloco mais extrato que ketchup.. vou testar..
Guria eu to há horas no teu blog... olhei receita por receita e ele é muitooo saboroso hehehe.
o feriado vai ser bem movimentado na cozinha, inclusive vou testar aquela massa de pizza que ninguem testou no forno convencional e depois faço meu post la dizendo como foi a experiência. Abraços!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails